Postado por heloisa in Notícias
De acordo com a designer Angela Weissheimer Snel, pós-graduada em iluminação e design de interiores e proprietária do escritório Angela Snel Design de Interiores (Novo Hamburgo/RS), o projeto de iluminação para uma loja de sapatos é executado tendo em vista valorizar e destacar as características arquitetônicas, a decoração e o próprio produto, pois a luz é um elemento capaz de alterar a percepção das cores, formas, materiais e proporções do espaço.
“A iluminação adequada alimenta e pode proporcionar o aumento das vendas; cria impacto e destaca o produto. Ela gera expectativa e conduz o cliente para dentro da loja, além de ajudar a analisar e avaliar o produto e motivar a decisão da compra”, enfatiza. No que se refere à iluminação para vitrines, ao contrário do interior da loja, é necessário criar um efeito dramático, atraindo o consumidor a entrar no estabelecimento.
Ela explica que o objetivo consiste em gerar interesse, destacar produtos e comunicar o conceito da loja. “Na vitrine, a iluminação natural pode parecer vantajosa na hora de pagar a conta de luz, porém o seu excesso pode causar um efeito de espelhamento, tornando a vitrine escura e pouco atrativa”, lembra a designer de interiores.
A intensidade de luz neste local deve ser alta, com algumas áreas muito iluminadas e outras menos, causando brilhos e sombras que atraem e valorizam os produtos.As lâmpadas de facho dirigido são excelentes para essa iluminação de destaque. No interior da loja, para a iluminação geral, é importante levar em conta fontes de luz que apresentem maior vida útil, eficiência energética e menor custo de reposição das lâmpadas. “Deve-se ter um cuidado especial com o controle do ofuscamento, ou seja, a visão direta da luz pela colocação incorreta da luminária em relação ao olho do consumidor”, orienta.