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O planeta hoje sofre com as transformações climáticas e as agressões a natureza, causadas pelo homem. A preocupação com a preservação do meio ambiente no processo de desenvolvimento de produtos já faz parte do universo da Moda. Hoje já é possível encontrar no mercado algumas marcas que trabalham com este valor agregado a seus produtos.

A poluição gerada pelas indústrias do setor da moda, que não tratam adequadamente os efluentes prejudica o meio ambiente. É necessária uma conscientização maior, principalmente em se tratando do consumidor.

O consumidor precisa ser sensibilizado para considerar o impacto ambiental dos produtos que consome isto é, uma forma mais rápida de pressionar a indústria, não somente do setor da Moda, mas também de outros produtos, diminuindo assim os prejuízos que causam para a natureza.

Em muitos países existem legislações rígidas que obrigam as indústrias a se adequarem para diminuir os danos causados ao meio ambiente. Existem consumidores conscientes que procuram por produtos desenvolvidos a partir de uma concepção ecológica.

Diante deste cenário empresas precisam encontrar soluções que venham de encontro a preservação ambiental, uma “Produção mais Limpa”, ou seja, significa a aplicação contínua de uma estratégia econômica, ambiental e tecnológica integrada aos processos e produtos, a fim de aumentar a eficiência no uso de matérias-primas, água e energia, através da não geração, minimização ou reciclagem de resíduos gerados, com benefícios ambientais e econômicos para os processos produtivos . Os designers ao conceber  novos produtos, devem considerar os impactos ambientais em todas as etapas do desenvolvimento deste produto. É importante estudar a origem da matéria-prima ao descarte pelo consumidor. O consumidor também é importante neste processo, pois ele estará contribuindo para o consumo consciente. Ou seja, todos são responsáveis pelos problemas ambientais: os designers, os estilistas, a indústria e o consumidor.

Por: Heloisa Santos

6 Responses

  • Marcelo Matiasdezembro 27, 2011 at 16:59 

    Heloisa! Precisamos de profissionais que se preocupem com a sustentabilidade, parabéns pelo seu trabalho. Sucesso

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    • Heloisadezembro 27, 2011 at 20:23 

      Obrigada Marcelo pelos comentários. Beijos.

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  • Ana Maria Ramosdezembro 27, 2011 at 20:06 

    Gostei muito da matéria da estilísta , ora em questão, HELOÍSA SANTOS, onde expõe O prejuízo que acarreta o meio ambiente, a agressão a natureza de um modo geral nas indústrias que trabalham com qualquer tipo de confecção, no caso ,o setor da moda a qual nossa estilísta quis dar ênfase no texto.
    Acho que todos deveriam colaborar para dirimir tamanha destruição que o ser humano causa ao meio ambiente através das indústrias fabricando os seus produtos , ou mesmo preservar o ambiente com uma produção mais adequada que não venha afetar o meio ambiente, nem tampouco agredir de uma maneira que nosso planeta seja totalmente destruído. ÓTIMO TEXTO . ESTÁ DE PARABÉNS HELOÍSA.

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    • Heloisadezembro 27, 2011 at 20:24 

      Obrigada Ana pelos comentários e elogios. Beijos.

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  • Diego Gonçalvesdezembro 27, 2011 at 23:49 

    Muito bacana Heloisa, realmente estas questões precisam cada vez mais se aproximar dos movimentos iniciais de qualquer projeto principalmente de design. Sustentabilidade e consumo consciente devem ser componentes básicos no conceito de qualquer produto, serviço e marca, não como maquiagens estratégicas de “marketing verde” mas realmente serem pontos estruturadores de qualquer concepção.

    E no final, o resultado deste trabalho realmente preocupado ambientalmente, socialmente e consequentemente éticamente, terá seu reconhecimento pelo consumidor que cada dia está mais consciente e disposto a abraçar ideias, causas e projetos inteligentes nestes sentido. Parabéns!

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    • Heloisadezembro 27, 2011 at 23:57 

      Obrigada Diego pelos comentários e devagar vamos conscientizando da importância do desenvolvimento de produtos sustentáveis. Bjos

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