O planeta hoje sofre com as transformações climáticas e as agressões a natureza, causadas pelo homem. A preocupação com a preservação do meio ambiente no processo de desenvolvimento de produtos já faz parte do universo da Moda. Hoje já é possível encontrar no mercado algumas marcas que trabalham com este valor agregado a seus produtos.
A poluição gerada pelas indústrias do setor da moda, que não tratam adequadamente os efluentes prejudica o meio ambiente. É necessária uma conscientização maior, principalmente em se tratando do consumidor.
O consumidor precisa ser sensibilizado para considerar o impacto ambiental dos produtos que consome isto é, uma forma mais rápida de pressionar a indústria, não somente do setor da Moda, mas também de outros produtos, diminuindo assim os prejuízos que causam para a natureza.
Em muitos países existem legislações rígidas que obrigam as indústrias a se adequarem para diminuir os danos causados ao meio ambiente. Existem consumidores conscientes que procuram por produtos desenvolvidos a partir de uma concepção ecológica.
Diante deste cenário empresas precisam encontrar soluções que venham de encontro a preservação ambiental, uma “Produção mais Limpa”, ou seja, significa a aplicação contínua de uma estratégia econômica, ambiental e tecnológica integrada aos processos e produtos, a fim de aumentar a eficiência no uso de matérias-primas, água e energia, através da não geração, minimização ou reciclagem de resíduos gerados, com benefícios ambientais e econômicos para os processos produtivos . Os designers ao conceber novos produtos, devem considerar os impactos ambientais em todas as etapas do desenvolvimento deste produto. É importante estudar a origem da matéria-prima ao descarte pelo consumidor. O consumidor também é importante neste processo, pois ele estará contribuindo para o consumo consciente. Ou seja, todos são responsáveis pelos problemas ambientais: os designers, os estilistas, a indústria e o consumidor.
Por: Heloisa Santos
Deixe um comentário