Postado por heloisa in Notícias
Abit registra aumento nas exportações e investimento em maquinário
Mesmo com déficit recorde registrado pela indústria têxtil nesse quadrimestre, as expectativas de crescimento do setor de moda no país, analisadas em matéria da UseFashion, estão, aos poucos, se confirmando. Segundo a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil), o cenário de crescimento lento se dá devido às dificuldades encontradas pelos produtores, como a forte concorrência asiática e a disparada no preço do algodão, gerando aumento de custos e diminuição de capital de giro.
Porém, a associação está otimista. A posição é explicada pelo volume de exportações da indústria têxtil que, de janeiro a maio de 2011, registrou aumento de 3,1% comparado ao mesmo período do ano passado. O investimento em importação de maquinários também cresceu, chegando a marca de US$ 299 milhões.
“É preciso valorizar nosso produto cada vez mais e ter confiança no futuro, como estão fazendo os empresários que continuam investindo na modernização de suas fábricas”, declara Aguinaldo Diniz Filho, presidente da Abit.
A entidade entregou, no início de junho, uma proposta para fortalecer o mercado têxtil ao Governo Federal, exigindo de empresas estrageiras as mesmas regras impostas aos produtores internos. Com o pedido, o setor espera medidas urgentes que estabilizem o mercado, aproveitando o bom momento dos investidores.
Fonte: www.usefashion.com