Postado por heloisa in Notícias
A FENOVA Feira de Nova Serrana possui novo endereço, agora consolidado e entra para o calendário das principais feiras calçadistas do país, a partir de 2013. A feira é uma realização do SINDINOVA, tem como objetivo atender lojistas e compradores de todo o País. O evento aconteceu no período de 26 a 28 de fevereiro de 2013, no Expominas, em Belo Horizonte.
Segundo dados do IEL, 2010, o Arranjo Produtivo Calçadista de Nova Serrana, é constituído por 687 empresas de calçados. É o maior polo produtor de calçados de Minas Gerais, onde são produzidos na região, aproximadamente, 77 milhões de pares por ano, sendo 55% deles esportivos, 30% femininos e 15% masculinos. Essas empresas geram cerca de 21.000 empregos diretos e 20.000 indiretos. Nova Serrana é hoje conhecida como a “Capital Nacional do Calçado Esportivo”.
Duas coisas me chamaram a atenção em visita a FENOVA, a primeira é a presença de stands com produtos chineses, sendo que isto virou algo comum nas feiras de matéria-prima e de produtos pelo País. A segunda é observar que continua sendo feita a cópia de produtos de outras marcas.
Nova Serrana é um Polo calçadista com grande potencial de crescimento e inovação tecnologia. Uma empresa somente irá alcançar o ápice do desenvolvimento e fortalecer-se como “marca” no mercado, quando aliar a sua equipe de Pesquisa e Desenvolvimento três itens básicos para o sucesso: Tecnologia, Inovação e Design.
O processo de maturação do design em uma empresa acontece a longo prazo e necessita ser implementado com a inserção de novas tecnologias em matéria-prima e serviços. Portanto a repetição de erros ao se copiar produtos de marcas consolidadas, irá retardar este processo inovador que tantas empresas anseiam, mas que não conseguem entender que toda inovação precisa de um tempo para se fortalecer e ganhar mercado.
Para refletir:
“Não são os mais fortes da espécie que sobrevivem, nem os mais inteligentes, mas os mais receptivos a mudanças.” Charles Darwin
Edição: Heloisa Santos
Fotografia: Divulgação