03 0

Postado por  in Notícias

 

A primavera/verão 2012 traz calçados confortáveis, frescos e coloridos. As espadrilhas voltam às prateleiras e os oxfords permanecem pós outono/inverno. As rasteiras e anabelas estão entre os tipos de calçados favoritos, principalmente em cidades praianas e naquelas onde as temperaturas sobem bastante nesta época do ano até meados de abril/2012 (teoricamente). 
Antes de adquirir o seu calçado é ideal que você conheça seus pés: observe o formato e tamanho e saiba como coordenar seu calçado de acordo com a ocasião e com as peças e acessórios do look.
Cada pessoa tem um formato de pé: alguns são largos, outros estreitos, outros têm os dedos compridos, outros menores, outros têm o peito do pé elevado e outros não. A princípio, sabemos onde a maioria dos sapatos costuma nos machucar. Geralmente, os dedões dos pés e os dedos menores (quinto pododáctilo), são os que mais sofrem com sapatos fechados. Os calcanhares e a parte dianteira da sola do pé também costumam sofrer em situações de desconforto, inclusive com rasteiras e sapatilhas. Por isso, o ideal é seguir algumas dicas básicas para evitar sofrimentos desnecessários e o descarte de um calçado utilizado apenas uma vez.
O melhor horário para comprar sapatos é após um longo dia de trabalho ou à noite. Neste momento você estará com os pés inchados e cansados. Ao experimentar o modelo escolhido você terá melhor noção sobre como o calçado encaixará em seus pés, se te machucará e se a numeração está adequada. Calce os dois pés com o calçado escolhido e ande de um lado para o outro na loja para ter certeza sobre a sua escolha.
. Saltos finos, porém meia pata, proporcionam mais conforto.
. Saltos grossos e em formato V (ou sorvete) são mais confortáveis em relação aos saltos finos, principalmente se combinados com meia pata.
. Os modelos mais fechados permitem melhor estabilidade durante a caminhada. Se você tiver os pés mais largos ou o peito do pé alto, o ideal é sempre experimentar o seu número e um número acima para avaliar qual deles calçará melhor. Modelos fechados são mais indicados para ambientes formais.
. Sandálias que podem ser presas aos tornozelos também contribuem para uma melhor estabilidade durante o andar.
As anabelas estão no topo da lista de mulheres que gostam deste estilo de calçado por considerarem que elas proporcionam mais conforto em relação aos outros não baixos. As anabelas cansam menos devido à elas terem maior contato com a superfície do solo e permitirem maior distribuição do peso sobre os pés em relação aos outros calçados altos. Mas isto só é válido para modelos feitos com materiais mais leves. Também vale lembrar que as anabelas são calçados que facilitam virar o pé durante a caminhada, até mais do que os outros modelos, podendo comprometer os tornozelos. Isto porque elas não proporcionam mobilidade ao pé por terem o solado duro, inteiro e alto.
Com que usar:
. Com calças sequinhas, bootleg e retas ou com saias midis ou minis.
3 – Este tipo de anabela faz com que mulheres altas pareçam um pouco baixas e com os pés menores do que realmente são, simplesmente devido à espessura das tiras e ao detalhe do centro.
4 e 5 – Sandálias com fitas e tiras são ideais para pernas finas ou médias e para mulheres altas, principalmente aquelas que desejam parecer menos altas do que realmente são.
Onde usar:
As anabelas são ideais para ocasiões informais, de dia ou à noite.
As rasteiras, além de serem confortáveis são super fresquinhas e excelentes para ambientes informais, como praia, clube, passeios etc.
1 – Apesar da tornozeleira encurtar um pouco a altura de quem usa este tipo de modelo, pode ser usada por mulheres altas ou baixas, porém com pernas não muito grossas e pés compridos.
2, 3, 6 e 8 – São modelos ideais para baixinhas, com pernas curtas, pés finos e pequenos.
4, 5, 7 – Ideais para mulheres altas, com pernas finas ou médias e pés compridos.
Com que usar:
. Com calças capri, cargos, pantalonas ou saias jeans (esportivas curtas), saias rodadas longas, ou com vestidos curtos ou longos.

 

Os oxfords se mantêm firmes nesta estação. Indicados para serem usados em ambientes informais, durante o dia ou à noite.
1,3 e 5 – ideais para mulheres baixas, com pernas curtas e grossas.
2, 4, 6 e 7 – ideais para mulheres altas, com pernas longas, finas ou médias.
Com que usar:

. Com calças capri, sequinhas, clássicas, retas ou saias minis e mídis ou rodadas.

Mais dicas….

. Em geral os sapatos devem ser de cor neutra, combinando com a cor da calça ou saia. Se não for exatamente da mesma cor, pode-se usar um tom similar à barra da saia, vestido ou calça.

. Ao usar sapatos coloridos, repita a cor em alguma outra parte do corpo, preferivelmente na parte superior.

. Não é mais necessário combinar o sapato com a bolsa, no entanto os dois devem estar no mesmo nível de formalidade.

. O salto de madeira não é indicado para roupas sociais.

. Ande sempre com curativos na bolsa, para se prevenir de possíveis machucados incovenientes.

. Algumas lojas de calçados vendem protetores de calcanhar e palmilhas ideais para cada tipo de pé e calçado.

Por: Viviane Lacerda

Deixe um comentário

* campos obrigatórios