Postado por heloisa in Notícias
A busca por processos de lavanderia mais sustentáveis é uma preocupação das industrias têxteis e de confecção, porém os altos custos de adequação do maquinário e beneficiamento, tem dificultado a implantação pelas empresas de processos não poluentes. As marcas Levi’s, Wrangler e Nudie Jeans, utilizam de altas tecnologias e já implantaram nas famílias de seus produtos as linhas ecológicas. A fabricante dinamarquesa Jack & Jones, recentemente apresentou uma coleção de denim que promete reduzir o uso de água e energia no processo de lavagem. O consumo de água é reduzido em cerca de 40%, devido a tecnologia de ozônio para as lavagens. O ozônio é um produto que possibilita a economia de energia e reduz a utilização de produtos químicos.
A Jack & Jones é uma empresa membro da Better Cotton Initiative, uma instituição fundada em 2005 por marcas como Adidas, Gap Inc., H&M, IKEA e WWF, que tem como objetivo incentivar a redução dos impactos ambientas na plantação, colheita e tratamentos do algodão. A Jack & Jones trabalha na redução de pesticidas e fertilizantes no campo, além de buscar melhores condições de trabalhos para os agricultores. A empresa também trabalha na trituração do refugo de tecidos, utilizado para a fabricação do denim, sendo os pedaços usados para a produção de novos produtos.
A Jack & Jones fez uma parceria com a empresa SGS, líder mundial em inspeção e certificação de qualidade, para que fosse feito um levantamento do resultado desta dinâmica de sustentabilidade. Dentro da proposta de beneficiamento de seus produtos, a marca também procura conscientizar seus usuários da importância ecológica, indicando algumas alternativas de lavagens dos produtos.
Veja estas sugestões clicando no vídeo abaixo:
Edição: Heloisa Santos
Fotografia: http://jackjones.com/
Fonte: Usefashion