Postado por heloisa in Notícias
Durante os dias 3 à 6 de outubro, aconteceu o salão de negócios da 21ª edição do Minas Trend em paralelo aos desfiles das principais marcas presentes. O Minas Trend é conhecido como um dos principais eventos voltados para negócios de moda no país, o salão reuniu as principais marcas nacionais dispostas em estandes para vendas e negócios destinados à lojistas.
Na entrada do salão, foi possível perceber de imediato uma das principais tendências das passarelas refletida nas bolsas da Donna Brasil: muito brilho de pedrarias e bolsas com aspecto geométrico, algo muito visto também em bijuterias ao longo da feira, embora não tanto quanto a edição passada.
Apesar de ter sido comum a presença de tendências variadas (como não poderia deixar de ser), nenhuma teve tanta aparição como o tropicalismo e suas ramificações, confirmando a força desse estilo para o inverno de 2018.
Roupas, sapatos, bolsas, bijuterias e até mesmo o layout de grande parte dos estandes era composta por elementos da fauna e da flora tropical, o que naturalmente se conecta à brasilidade de diversas formas. Marcas de acessórios como Rosana Bernardes, Simone Salles e Heliana Lages foram fortes nesse quesito. Nenhuma, entretanto, foi tão evidente na tendência tropicalista como a Nádia Gimenes, que trouxe fortes elementos selvagens e marinhos desde seus produtos, até no visual do espaço na feira.
Passando para um viés mais neutro, folhas verdes e rosas nas peças e em composições indicaram que esse recorte virá forte na estação, com uma pegada new romantic elegante. Essas características foram evidenciadas nos estandes e produtos da Nana Kokaev e da Unity Seven.
A Unity Seven, aliás, ilustra bem um dos principais setores do salão de negócios do Minas Trend: os vestidos de festa. Os acabamentos manuais e a alta qualidade das peças são características conhecidas das marcas mineiras, justamente pela tradição do trabalho artesanal estar enraizada na história do estado.
Outros estandes de destaque foram o espaço lilás da Natália Pessoa e o viés boudoir da Manzan, que integrou o espaço na feira ao visual original de suas peças apresentadas na passarela do Minas Trend. Em termos de design, um claro exemplo de uma marca atualizada que entende e aposta no poder da narrativa de sua coleção.
Um contra-ponto a ser ressaltado é a abertura do salão de negócios para marcas street wear como Nephew, conhecida por seu público bem jovial. Ressalta-se também a presença de bolsas como as do estande da marca Carlos Penna, de aspectos inovadores, similar ao conceito da marca Diwo, presente no desfiles de abertura e da marca LED. Funcionou como um indicador do crescimento do poder de consumo das novas gerações, que mesmo sutil, revela a necessidade de atenção do mercado para as gerações Y e Z nos próximos anos.
Ao fim, têm-se a impressão de que o salão do Minas Trend vai além de seus 15000 visitantes. O enorme espaço da FIEMG em que, inclusive, era possível receber massagens gratuitas, o espaço reservado para a mídia, a bela decoração e toda a organização e a infra estrutura do evento, em si, revelam a preocupação da instituição pela excelência e pela inovação. É algo perceptível nos detalhes ou nos resultados obtidos, seja comprador ou expositor.
Fonte: minastrend.com.br
Texto e Edição: Heloisa Santos/ Gustavo Randazzo
Seleção de imagens: Érika Silva
Fotografia: Agência Fotosite