Postado por heloisa in Notícias
Empresa buscou identificar hábitos de uso e compra do produto
A Invista, proprietária da marca Lycra®, contratou uma empresa para realizar uma pesquisa sobre o jeanswear no Brasil com a finalidade de analisar o comportamento dos consumidores na hora da compra e utilização dos produtos. No estudo foram entrevistados mil consumidores brasileiros, entre homens e mulheres, na faixa etária de 18 à 50 anos, pertencentes as classes A, B e C, nas capitais de Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Florianópolis, Goiânia, Porto Alegre, Recife, Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro. A Invista procura sempre promover pesquisas de comportamento do consumidor no Brasil e no mundo, com objetivo de ajudar os diferentes elos da cadeia têxtil que possam contribuir nas pesquisas de seus clientes, além de desenvolver estudos e tecnologias para produção de novas fibras têxteis.
De acordo com a pesquisa 46% dos brasileiros que usam jeans vestem diariamente uma peça confeccionada com denim, na média geral, utilizam cinco vezes na semana. O uso diário é maior entre os jovens entre 18 e 24 anos e a na cidade de Goiânia 76%, seguida por Brasília 59% e Curitiba 58%. No estudo observou-se que o trabalho é a ocasião predominante de uso de jeans 54%, seguida do lazer 46%. Entre as vantagens que as peças jeans oferecem, o conforto tem destaque tanto para passear 51%, quanto para trabalhar 49%. Os entrevistados apontaram que o uso do jeans para o trabalho é a praticidade 21% e para passear é o caimento no corpo 19%.
Para os homens, a modelagem tradicional 73% é a aposta principal e está entre o modelo preferido 67%. Modelos justos 25% ficaram em segundo lugar e, por último, as calças largas 19%. Para o público feminino o leque de opções é bem maior quando o assunto é modelagem. Porém, a tradicional é a mais utilizada 64% e também a preferida 41%. Entre os principais modelos femininos foram apontados como mais usados: skinny 46%; cigarrete 41%; capri 24% e saruel 15%. No quesito estética as entrevistadas afirmaram que valorizam partes do corpo usando uma peça jeans. O “bumbum”, preferência nacional, é destaque absoluto com 58%. Seguido por quadril 17%; pernas 13%; coxas 4%; busto 2%; barriga 1%.
Em relação ao comportamento “consumo”, a pesquisa aponta que os usuários de jeans compram, em média, sete peças ao ano. Os produtos adquiridos com maior frequência são: calça 85%; bermuda 9%; short 3% e saia 2%. Dentre os entrevistados 54% costumam comprar em magazines ou lojas de departamentos, seguido de lojas multimarcas 51%, de marcas próprias 34% e hipermercados 8%. Quanto ao valor investido nas peças em jeans, a pesquisa revela que o brasileiro paga em média R$ 95,00/peça. As porcentagens são: R$ 40,00 ou menos 5%, entre R$ 41,00 e R$ 60,00 18%, entre R$ 61,00 e R$ 80,00 22%; entre R$ 81,00 e R$ 100,00 25%; mais que R$ 101,00 29%.
Os resultados inéditos desta pesquisa no Brasil, foram apresentados na Première Brasil durante a palestra “Os hábitos de consumo dos brasileiros para o segmento Jeanswear”. A pesquisa foi realizada no período de 21 de novembro à 4 de dezembro de 2012, com margem de erro de três pontos percentuais, considerando nível de confiança de 95%.
Fonte: Usefashion
Edição: Heloisa Santos
Fotografia: Première Brasil – Canatiba