Reconhecer a diferença entre identidade e imagem corporativa nem sempre é algo simples para muitas empresas. E, antes mesmo de saber quais as características as diferenciam, é necessário reconhecer aquelas que as compõem.
A identidade de uma empresa não se restringe apenas à sua logomarca. Ela é tudo aquilo que revela o que a empresa é, em sua essência: serviços, produtos, atendimento, relacionamento com seus clientes e funcionários, processos internos, equipes de trabalho, incentivos, participação no mercado em que atua, ou seja, tudo aquilo que é essencial para a existência da empresa.
Já imagem corporativa é a forma como as pessoas, clientes ou não, vêem a empresa, como por exemplo: se é uma empresa séria, oferece qualidade, inovadora, socioambientalmente responsável, ou seja, como ela é percebida pelas pessoas, tanto nos pontos positivos quanto negativos.
Mesmo tendo definições diferentes, ambas estão inter-relacionadas, pois, para ser bem vista no mercado, a empresa precisar se conhecer, reconhecer suas fraquezas e oportunidades e realinhar as estratégias de seu negócio. Uma boa imagem resulta-se do bom conhecimento da sua identidade.
Durante minha pesquisa para escrever este post encontrei uma entrevista da Doutora em Engenharia de Produção e Sistemas, com foco em Gestão Integrada do Design , Ligia Fascioni. Nela você pode saber mais detalhes sobre estes dois temas que ainda são desconhecidos por muitas empresas, pelas definições individuais citadas acima.
A forma como a empresa se comunica com seus mais diversos públicos é essencial para se tornar conhecida entre eles, principalmente em relação a como ela quer ser conhecida. Cada público necessita de uma forma específica de comunicação, porém a mensagem deve ser alinhada entre todos. A mesma imagem que um cliente fiel tem de uma empresa deve ser a mesma que um cliente eventual também tem. O mesmo vale para parceiros e fornecedores.
Por Viviane Lacerda
Deixe um comentário