Manter clientes sempre satisfeitos e conquistar novos demanda muito investimento e dedicação de empresas que buscam ganhar, cada vez mais, espaço no mercado
Já faz um bom tempo que utilizar-se apenas do ponto de venda e da propaganda para vender e divulgar produtos é algo pouco eficaz para quem quer sustentabilidade dos negócios e ampliar a visibilidade da marca. Manter clientes sempre satisfeitos e conquistar novos demanda muito investimento e dedicação de empresas que buscam ganhar, cada vez mais, espaço no mercado. E quando vem uma crise financeira mundial então, muitas delas têm que desenvolver ideias milagrosamente inovadoras para esvaziarem seus estoques.
Os clientes de hoje não são mais uma massa que tem desejos e necessidades semelhantes e sim individuais. É por isso que muitos produtos são desenvolvidos a partir de certa demanda de um grupo de pessoas ou até os próprios consumidores podem personalizá-los como, por exemplo, alguns modelos de bolsas e malas da marca Louis Vuitton: elas podem ser customizadas pelo site e Facebook da marca, por meio de um aplicativo, e é possível modificar algumas cores e inserir as iniciais do seu nome na sua, somente sua, Louis Vuitton.
Claro que para tudo se tem um custo e, quanto mais exclusivo o produto e ou serviço, mais se paga por essa exclusividade. De acordo com a marca, a personalização é feita à mão e o prazo de entrega varia entre 6 e 8 semanas. O investimento pode chegar até €2.705, o que dependerá da customização desejada.
Nem sempre adquirir produtos customizados é algo que mais desperta o interesse do cliente para a compra, pois nem todos estão dispostos a investir muito em um produto que não oferece utilidade ou função diferente de outra marca menos luxuosa. Mas isso não significa que eles abrem mão de um excelente atendimento, qualidade e assistência após a compra (quando necessário).
Para uma marca se estabelecer e manter uma boa posição no mercado é preciso ouvir as necessidades e desejos de seus clientes, ter ótimos parceiros e fornecedores, além de desenvolver um diálogo aberto e constante com esses públicos.
Nem sempre promoções e descontos são as melhores estratégias para estreitar o relacionamento com o cliente. A fidelização parte da relação de compromisso, qualidade, respeito, cuidado, pontualidade e mimos interessantes. Como se fosse uma relação de amizade mesmo.
Por: Viviane Lacerda
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